segunda-feira, 19 de maio de 2008

Mandalas em papel

Imagine um círculo com centro. Isso é uma mandala. Mas, vc deve estar imaginando que a mandala é somente aquele conjunto de formas geométricas que encontramos por aí. Normal vc e muitas pessoas pensarem assim. Até eu pensava, no início.
Mas, não é. Eu fui percebendo isso quando comecei a estudar mais sobre essa forma que tanto me fascinava e me fascina cada vez mais. O mundo das mandalas é tão encantador quanto o é a vida!Qdo percebi que a mandala não se resumia somente às formas, comecei a ser atraída para o centro dela, ou seja, fui atraída para a profundidade do significado da mandala.
E a mandala tem mesmo esse poder de nos atrair para o centro. E por que isso? Simplesmente pq a mandala não se resume somente aos desenhos, à arte. A mandala é parte de TUDO que diz respeito à nossa vida, ao Universo em si. A mandala pulsa, se move, move a vida que nos cerca. Vou dar aqui alguns exemplos para vc entender isso melhor.Vamos imaginar que o Universo começou com o big bang, como os cientistas afirmam. O que vc visualiza ali? Simplesmente uma mandala! E em movimento! A Terra, com seu centro, girando em torno do sol (ou do NADA, do VAZIO, como estão comentando por aí). Outra mandala em movimento! A nossa vida? Uma mandala também em movimento!

Vou pegar aqui o exemplo da vida e detalhar mais. Sabemos que somos formados de células e toda célula tem um núcleo. O q vc vê ali, então? Claro! Uma mandala! Até mesmo o átomo, menor partícula da matéria, é uma mandala com o seu núcleo. E em movimento. Analisando agora a nossa vida, nosso círculo de amigos: UMA MANDALA! E esse é um dos principais círculos que compõem a nossa mandala, mas passa quase sempre despercebido. Cada um que aparece em nossa vida traz uma lição a ser aprendida. Vc conhece uma pessoa, faz amizade com ela e, depois dali, ou o vínculo cresce, ou vc a rejeita, ou ainda ela simplesmente desaparece da sua vida. E ainda há casos em que essa pessoa fica aparecendo esporadicamente.

Considerando que somos espelhos uns dos outros, é nessa hora que devemos estar atentos a esses detalhes para que possamos entender o que a vida quer nos ensinar. Se entendermos e aprendermos a lição, a mandala continua a girar no fluxo normal. Se não aprendermos, ela estaciona naquele círculo e as situações vão se repetindo cada vez mais para que possamos aprender e passar para o próximo círculo.

E sabemos que aprendemos. Pelo amor, ou pela dor, aprendemos. Preste atenção, principalmente àquilo que mais lhe incomoda em alguém. É justamente AQUILO que mostra que tem algo a ser mudado em vc. Aquela pessoa não está ali por acaso, somente para lhe perturbar. Ela traz uma lição que vc deve receber com compreensão e Amor. Se vc a rejeita, vão aparecer mais daquelas pessoas e a lição vai ficando cada vez mais difícil de ser aprendida pq vc "acumulou o assunto". E isso se repete até que vc entenda esse processo. E isso não se aplica somente a pessoas, mas a qualquer situação da nossa vida.

É aí que entra o autoconhecimento através das mandalas. Como isso funciona?Como eu já falei, Jung descobriu, em outras palavras, que as mandalas que desenhamos, pintamos ou, simplesmente das quais gostamos são na verdade mensagens do inconsciente para que possamos entender o que nos aflinge e liberarmos essa energia. Quando vc entra em contato com uma mandala em qualquer situação das já citadas, automaticamente vc está recebendo essas mensagens. Esse é o mesmo processo dos sonhos.

Se vc trabalhar com ela mais demoradamente, mesmo sem entender o que está fazendo, vc vai começar a perceber mudanças significativas em sua vida. E por que isso? Pq, quando liberadas, as mensagens se transformam em "insights" que vão conduzi-la ao entendimento de algumas atitudes que vc vem tomando e que não estão lhe fazendo bem. Essa situação vai lhe incomodar e vc vai procurar ajuda seja lá onde for para se livrar do incômodo.

Qdo vc se conhece o suficiente, vai analisar essas situações com atenção e encontrar as soluções para elas de forma equilibrada e saudável. Qdo não se conhece, vai ter problemas sérios em vários setores da sua vida. Começam as insatisfações, desembocando para coisas do tipo: desequilíbrio familiar, financeiro, problemas de saúde... Enfim, situações normais que nos acontecem para que possamos DESPERTAR, podem se tornar deveras graves se não entendemos esse processo da vida e o REJEITAMOS.

O ser humano tem a tendência normal de rejeitar o sofrimento. Mas temos que entender que aquilo que nos incomoda é um aviso de que algo em nós não vai bem e precisa ser mudado. Por isso a importância do autoconhecimento. Se vc se conhece o bastante para saber lidar com essas situações de desequilíbrio, vai solucionar essas questões e passar para o próximo círculo. Se não se conhece, vai ficar ali se debatendo até entender que há um caminho a seguir e que ELE TEM QUE SER TRILHADO POR VOCÊ COM TODOS OS DESAFIOS QUE VC TIVER QUE ENFRENTAR.

Um dia percebemos que não adianta entregar ao médico, ao terapeuta, ao psicólogo, ao padre, ao pastor, à família, aos amigos uma responsabilidade que é nossa. E aí começamos a nos preparar para o próximo círculo. E a flor de lótus vai se abrindo.Vamos ficando mais centrados em nós mesmos, mais abertos para a vida. Abertos para a evolução e, não, enclausurados em nossas próprias prisões que construímos com tanto afinco, achando que estamos nos fazendo bem. E aí nesse estágio está a função da mandala.

E qual é a função da mandala?

Eu tinha falado que a mandala está sempre nos atraindo para o centro. E é essa a sua função: atrair-nos para o nosso próprio centro.

Quando estamos centrados, percebemos que somos muito mais do que imaginamos ser. Começamos a entender QUEM SOMOS NÓS. E, quando isso acontece, paramos também para entender o nosso semelhante, paramos de julgar, de condenar, enfim, paramos de acumular lições duras demais de serem aprendidas. Percebemos que somos apenas uma pequena parte do TODO, que somos o micro, dentro de um macro e infinito VAZIO. Entenda o VAZIO aqui colocado como a representação de infinito, não como algo "sem nada, sem significado". O VAZIO é quando nos liberamos de todas as crenças acumuladas pela mente e partimos para as "mil" pétalas da flor de lótus, para o INFINITO. Até o Universo está situado no VAZIO. Ou seria ele o próprio VAZIO? Não sei. Dizem que o Universo é finito. Por isso preferi usar a palavra VAZIO. Explica melhor.

Por fim, uma mandala é a TOTALIDADE, a UNIDADE. Uma mandala é, usando as palavras de Jung, "UMA VASILHA QUE CARREGA A NOSSA ESSÊNCIA".

*Direitos reservados e devidamente registrados - Rita C Santhos


















3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Rita
essas mandalas em papel foram feitas por vc?
Elas estão lindas especialmente aque está rosa. bjos.
Mazé

Rita C Santhos disse...

Oi, Ma!! Que surpresa boa!!

Sim, essas mandalas foram feitas por mim :))

Beijão!! Saudade!

Unknown disse...

Oi Rita!!!
Quero mais uma vez agradecer a minha linda mandala linda!!! O seu trabalho é muito especial e com certeza me ajudará muito!
O Planeta agradece a sua doce presença por aki!
Namastê!
Feliz 2010
bjsss com profunda Gratidão


Silvia Carril