segunda-feira, 19 de maio de 2008

Personal Mandalas - tatoos












If you want to make a personal mandala in your tatoo, we can discuss about which mandala could be better for you.

Mandalas em papel

Imagine um círculo com centro. Isso é uma mandala. Mas, vc deve estar imaginando que a mandala é somente aquele conjunto de formas geométricas que encontramos por aí. Normal vc e muitas pessoas pensarem assim. Até eu pensava, no início.
Mas, não é. Eu fui percebendo isso quando comecei a estudar mais sobre essa forma que tanto me fascinava e me fascina cada vez mais. O mundo das mandalas é tão encantador quanto o é a vida!Qdo percebi que a mandala não se resumia somente às formas, comecei a ser atraída para o centro dela, ou seja, fui atraída para a profundidade do significado da mandala.
E a mandala tem mesmo esse poder de nos atrair para o centro. E por que isso? Simplesmente pq a mandala não se resume somente aos desenhos, à arte. A mandala é parte de TUDO que diz respeito à nossa vida, ao Universo em si. A mandala pulsa, se move, move a vida que nos cerca. Vou dar aqui alguns exemplos para vc entender isso melhor.Vamos imaginar que o Universo começou com o big bang, como os cientistas afirmam. O que vc visualiza ali? Simplesmente uma mandala! E em movimento! A Terra, com seu centro, girando em torno do sol (ou do NADA, do VAZIO, como estão comentando por aí). Outra mandala em movimento! A nossa vida? Uma mandala também em movimento!

Vou pegar aqui o exemplo da vida e detalhar mais. Sabemos que somos formados de células e toda célula tem um núcleo. O q vc vê ali, então? Claro! Uma mandala! Até mesmo o átomo, menor partícula da matéria, é uma mandala com o seu núcleo. E em movimento. Analisando agora a nossa vida, nosso círculo de amigos: UMA MANDALA! E esse é um dos principais círculos que compõem a nossa mandala, mas passa quase sempre despercebido. Cada um que aparece em nossa vida traz uma lição a ser aprendida. Vc conhece uma pessoa, faz amizade com ela e, depois dali, ou o vínculo cresce, ou vc a rejeita, ou ainda ela simplesmente desaparece da sua vida. E ainda há casos em que essa pessoa fica aparecendo esporadicamente.

Considerando que somos espelhos uns dos outros, é nessa hora que devemos estar atentos a esses detalhes para que possamos entender o que a vida quer nos ensinar. Se entendermos e aprendermos a lição, a mandala continua a girar no fluxo normal. Se não aprendermos, ela estaciona naquele círculo e as situações vão se repetindo cada vez mais para que possamos aprender e passar para o próximo círculo.

E sabemos que aprendemos. Pelo amor, ou pela dor, aprendemos. Preste atenção, principalmente àquilo que mais lhe incomoda em alguém. É justamente AQUILO que mostra que tem algo a ser mudado em vc. Aquela pessoa não está ali por acaso, somente para lhe perturbar. Ela traz uma lição que vc deve receber com compreensão e Amor. Se vc a rejeita, vão aparecer mais daquelas pessoas e a lição vai ficando cada vez mais difícil de ser aprendida pq vc "acumulou o assunto". E isso se repete até que vc entenda esse processo. E isso não se aplica somente a pessoas, mas a qualquer situação da nossa vida.

É aí que entra o autoconhecimento através das mandalas. Como isso funciona?Como eu já falei, Jung descobriu, em outras palavras, que as mandalas que desenhamos, pintamos ou, simplesmente das quais gostamos são na verdade mensagens do inconsciente para que possamos entender o que nos aflinge e liberarmos essa energia. Quando vc entra em contato com uma mandala em qualquer situação das já citadas, automaticamente vc está recebendo essas mensagens. Esse é o mesmo processo dos sonhos.

Se vc trabalhar com ela mais demoradamente, mesmo sem entender o que está fazendo, vc vai começar a perceber mudanças significativas em sua vida. E por que isso? Pq, quando liberadas, as mensagens se transformam em "insights" que vão conduzi-la ao entendimento de algumas atitudes que vc vem tomando e que não estão lhe fazendo bem. Essa situação vai lhe incomodar e vc vai procurar ajuda seja lá onde for para se livrar do incômodo.

Qdo vc se conhece o suficiente, vai analisar essas situações com atenção e encontrar as soluções para elas de forma equilibrada e saudável. Qdo não se conhece, vai ter problemas sérios em vários setores da sua vida. Começam as insatisfações, desembocando para coisas do tipo: desequilíbrio familiar, financeiro, problemas de saúde... Enfim, situações normais que nos acontecem para que possamos DESPERTAR, podem se tornar deveras graves se não entendemos esse processo da vida e o REJEITAMOS.

O ser humano tem a tendência normal de rejeitar o sofrimento. Mas temos que entender que aquilo que nos incomoda é um aviso de que algo em nós não vai bem e precisa ser mudado. Por isso a importância do autoconhecimento. Se vc se conhece o bastante para saber lidar com essas situações de desequilíbrio, vai solucionar essas questões e passar para o próximo círculo. Se não se conhece, vai ficar ali se debatendo até entender que há um caminho a seguir e que ELE TEM QUE SER TRILHADO POR VOCÊ COM TODOS OS DESAFIOS QUE VC TIVER QUE ENFRENTAR.

Um dia percebemos que não adianta entregar ao médico, ao terapeuta, ao psicólogo, ao padre, ao pastor, à família, aos amigos uma responsabilidade que é nossa. E aí começamos a nos preparar para o próximo círculo. E a flor de lótus vai se abrindo.Vamos ficando mais centrados em nós mesmos, mais abertos para a vida. Abertos para a evolução e, não, enclausurados em nossas próprias prisões que construímos com tanto afinco, achando que estamos nos fazendo bem. E aí nesse estágio está a função da mandala.

E qual é a função da mandala?

Eu tinha falado que a mandala está sempre nos atraindo para o centro. E é essa a sua função: atrair-nos para o nosso próprio centro.

Quando estamos centrados, percebemos que somos muito mais do que imaginamos ser. Começamos a entender QUEM SOMOS NÓS. E, quando isso acontece, paramos também para entender o nosso semelhante, paramos de julgar, de condenar, enfim, paramos de acumular lições duras demais de serem aprendidas. Percebemos que somos apenas uma pequena parte do TODO, que somos o micro, dentro de um macro e infinito VAZIO. Entenda o VAZIO aqui colocado como a representação de infinito, não como algo "sem nada, sem significado". O VAZIO é quando nos liberamos de todas as crenças acumuladas pela mente e partimos para as "mil" pétalas da flor de lótus, para o INFINITO. Até o Universo está situado no VAZIO. Ou seria ele o próprio VAZIO? Não sei. Dizem que o Universo é finito. Por isso preferi usar a palavra VAZIO. Explica melhor.

Por fim, uma mandala é a TOTALIDADE, a UNIDADE. Uma mandala é, usando as palavras de Jung, "UMA VASILHA QUE CARREGA A NOSSA ESSÊNCIA".

*Direitos reservados e devidamente registrados - Rita C Santhos


















domingo, 11 de maio de 2008

Mandala do terceiro olho


This mandala was created to my daughter because she had a problem in her eyes. When I started to make it, I also started to visualize my daughter. Then I started with Reiki as well and I visualized the energy cleaning her eyes. In the day after, she was already feeling good again.

Great experience!

Essa mandala merece especial atenção. Estou fora do Brasil e conversei pelo telefone com minha mãe que me disse que minha filha estava com uma forte conjutivite. Seus olhinhos estavam bastante inchados e ela já vinha há alguns dias perdendo aula.


Fiquei preocupada, claro, porque ela é cheia de alergias esquisitas que a deixam toda inchada, tendo que ter atendimento médico imediato. Falei que iria mandar Reiki.


Ao sentar para desenhar essa mandala, imediatamente a imagem da minha filha veio à minha mente e eu comecei a aplicar Reiki na mandala enquanto desenhava, enviando para ela aquela energia. Comecei a desenhar a parte central e os "raios" e tinha a impressão de que aquela energia positiva estava dissipando a energia negativa que tinha se instalado no centro dos olhinhos dela.


Terminei a mandala e mostrei a ela que gostou muito.


Agora, o interessante foi: no dia seguinte, ao conversar com minha mãe, ela me disse que a minha filha estava indo para a casa de uma amiga. Eu perguntei como poderia ser aquilo se ela estava doente. Ela disse que a pequena já nào tinha mais nada e que os olhos estavam limpos, como se nada tivesse acontecido.


Mais uma vez o mistério da Vida se faz nessas terapias tão surpreendentes!


Obrigada, obrigada, obrigada!

sábado, 10 de maio de 2008

Para que serve uma Mandala?




  • Para que serve uma Mandala?

A Mandala é usada em algumas religiões e culturas como uma forma de meditação para elevar os níveis de consciência. Depois de estudos, percebeu-se que ela trabalha enviando impulsos para a mente aumentando a capacidade intelectual e estimulando a memória. Ajuda no equilíbrio dos chakras, mente e espírito, facilitando as conexões com a consciência onde o intelecto não pode chegar. Despertam o nosso poder interno de amor, cura e paz.

No Egito antigo a força dos símbolos da mandala era usada para concentração mental e ativação de energia positiva no corpo.




  • Como usar uma Mandala?
Para ambientes:

Deixe a mandala exposta em um lugar onde todos possam ser beneficiados. Uma mandala transmuta a energia negativa de um ambiente em positiva.

Para meditação:

Você pode se utilizar dos benefícios da mandala apenas olhando para ela por alguns minutos ou criando a sua própria. Ou ainda somente ao pintar você absrove os efeitos da energia proveniente da mandala.

Escolha uma mandala e olhe para ela diariamente por uma semana, no mínimo durante 5 minutos. Nesse tempo você vai relaxar. Se você conseguir ficar 15 minutos, vai começar a absorver os efeitos dos símbolos e, se passar 30 minutos, entra em estado de meditação. Mantenha uma distância de uns 80 cm dela para que possa captar bem a energia. O ideal é que se fique um mês observando a mesma mandala, antes de trocar.




Há algumas outras formas de você aproveitar os benefícios da mandala:

1. Olhe para a mandala por alguns minutos, observe bem o desenho, feche os olhos e visualize a mandala. Quando perder a visualização, olhe novamente para ela e continue fazendo assim até quando você achar que já absorveu os efeito desejados.

2. Olhe simplesmente para ela, sem se deter nos pormenores. Apenas aprecie.

3. Olhe para a mandala e deixe seus pensamentos fluirem sem, no entanto, se fundir com eles. Deixe-os passar, apenas observando cada pensamento como se você fosse um expectador.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

O que é uma mandala?



Mandala é uma palavra em Sânscrito que significa "Totalidade" ou "Círculo Sagrado", conexão. Freqüentemente conhecida como "Círculo da Vida", as Mandalas representam a Totalidade e são usadas de várias formas, em muitas tradições espirituais e culturais como um símbolo de cura, oração e meditação. Elas aparecem nas janelas das catedrais góticas, nos labirintos sagrados, nas pinturas indígenas, nas pinturas de areia dos tibetanos, e nos yantras hindus.

A mandala é a Roda do Tempo, a Roda de Cura, um círculo que vai e volta, o marcar do tempo, uma imagem do Universo fora e uma imagem do seu próprio universo. As mandalas podem ser encontradas em todo e qualquer lugar. Desde nosso Sistema Solar até as nossas céluas. Uma vez que você tenha o primeiro contato com uma mandala, você vai estar sempre em contato com ela.

Uma mandala é um círculo que não tem começo nem fim, é o alfa e o ômega da vida eterna.

Mandala is a Sanskrit word that means 'whole world' or 'sacred circle', connection. Often referred to as the "Circle of Life", Mandalas represent wholeness and are used in many forms, in many cultural and spiritual traditions, as symbols for healing, prayer and meditation. They appear in Gothic rose windows, sacred labyrinths, Native American and Tibetan sand paintings, and Hindu yantras. The Mandala is the wheel of time, the medicine wheel, the wheel that turns and spins, the face of the clock, the astrological chart, the depiction of the earth, an image of the outer universe and your inner universe. Mandalas can be found everywhere. Once you start to look, you will see them all around you. The mandala is the circle, no beginning and no end. The alpha and the omega of life eternal.



Mandalas Pessoais
Cada mandala pessoal é única. A sua mandala vai ser desenhada para ajudar a se desenvolver nos vários níveis da sua vida. Cada mandala que eu projeto para alguém traz uma surpresa no modo como ela se desenvolve. Cada uma é específica para o cliente. Sua mandala irá tocar seu coração claramente e encorajá-lo a crescer. Ela é feita para guiá-lo para sua própria essência, sabedoria e reativar seu poder de cura interno no modo mais suave possível. A Arte tem esse poder de nos mostrar o incosciente com delicadeza e suavidade.