segunda-feira, 25 de maio de 2009

Esta postagem foi escrita pela jornalista Rita Mirone em seu blog:

Para alguns dicionários, a palavra Mandala, em sânscrito, significa "Círculo Sagrado", "Unidade", "Conexão". Para Jung, significa "a vasilha que carrega a nossa essência" , já que "manda" significa essência e "la", significa "container", "possuidor". Frequentemente chamada de "Círculo da Vida" ou "Roda da Vida", as mandalas representam a Totalidade e são usadas de várias formas, em várias culturas e tradições espirituais como um símbolo de cura, oração e meditação. Podemos encontrá-las nos yantras hindus, nas rosáceas das Igrejas góticas, nos labirintos sagrados, na cultura dos índios nativos americanos e junto aos tibetanos em seus trabalhos com as mandalas de areia.

Esta acima que significa a volta do Homem à sua essência, foi feita em técnica mista pela artista plástica e terapeuta holística Rita C. Santhos , que é graduada em Letras pela Universidade Federal de Sergipe. "Comecei o meu trabalho com mandalas por causa das minhas profundas e inúmeras questões sobre o que somos e o que viemos fazer aqui, as quais nunca obtive uma resposta concreta. Comecei com o Reiki e fui sendo guiada pela Energia Universal para o contato com essa maravilhosa forma de expressão do Ser, as Mandalas. Decidi então estudar sobre elas mais profundamente. As respostas para os meus questionamentos foram vindo aos poucos e hoje posso dizer que eu me entendo, sei quem eu sou e sei também qual o meu papel aqui."

As mandalas são feitas pela terapeuta em Aracaju e na Holanda, onde também tem residência e passa a metade do ano. Muitas são criadas por encomenda a partir do perfil de cada cliente e de seus anseios. Por exemplo, há aqueles que querem mais harmonia no lar, outros que querem equlibrar as finanças , outros que querem mais saúde e por aí vai. Rita já criou várias destas mandalas para pessoas que queriam tatuá-las em seus corpos. Ao completar três anos nesta atividade, a artista e terapeuta tem clientes não só em Sergipe, mas também no Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Amapá, Pará, Holanda e Portugal.

Para visualizar o blog da jornalista, clique aqui:


http://blogs.abril.com.br/sopadenotinhas/2009/05/mandala.html

Um comentário:

Espaço Hage disse...

Ler tudo isso está me fazendo um bem enorme.
Hage